Trabalhando como motoboy? Saiba os 7 Direitos que Você Precisa Conhecer Agora!

Conheça seus Direitos como Motoboy Registrado!

Trabalhar como motoboy exige cuidados especiais para garantir sua segurança e benefícios justos. Vou te contar em palavras simples e diretas 7 direitos que você precisa saber:

  1. Proteção Pessoal: A empresa deve te fornecer de graça os equipamentos que te protegem. Capacete, jaqueta, botas e outros itens de segurança são essenciais para evitar acidentes. Se a empresa não der, ela pode ser multada e responsabilizada por acidentes.
  2. Contribuições ao INSS: A empresa é responsável por descontar e repassar sua contribuição à previdência. Isso garante benefícios como auxílio-doença e aposentadoria. Se a empresa não fizer isso, você pode perder esses benefícios.
  3. Adicional de Periculosidade: Se você trabalha usando moto, tem direito a um acréscimo de 30% no seu salário. Isso é pelo risco que você enfrenta diariamente. Esse valor também influencia outros benefícios que você tem direito.
  4. Adicional Noturno: Se trabalhar à noite, das 22h às 5h, você tem direito a 20% a mais por cada hora. Se trabalhar depois das 5h da manhã, também tem direito. Esse valor também influencia outros benefícios que você tem direito.
  5. Uso de Moto Própria: Se a empresa te pedir para usar sua própria moto, ela deve te pagar pelo uso, incluindo desgaste e depreciação.
  6. FGTS e 13º Salário: Você também tem direito ao Fundo de Garantia e ao 13º salário, que são garantias legais para sua segurança financeira.
  7. Intervalos e Horas Extras: A empresa deve respeitar seus intervalos durante o dia e te pagar a mais se você trabalhar além do seu horário regular.

Lembre-se, se a empresa não respeitar esses direitos, você pode buscar ajuda de um advogado e ir à Justiça do Trabalho atuamos em todo em Todo Brasil , especialmente, Brasília, distrito federal, Valparaiso de Goiás, Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários abaixo! Até a próxima!”